Do site da UFMA.

O evento tem como objetivo de discutir os novos campos de trabalho do enfermeiro

A Coordenação do Curso de Enfermagem e o Centro Acadêmico Ana Néri realizam nos dias 25 a 28 de maio a II Jornada de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão. O evento tem como objetivo discutir com a comunidade acadêmica as diversas áreas de atuação e os novos campos de trabalho do profissional enfermeiro.

A jornada contará com a presença do reitor da universidade, Prof. Dr. Natalino Salgado Filho, que irá ministrar a palestra sobre “Gestão Universitária”, e da diretora adjunta de planejamento do Hospital Universitário da UFMA (HAUUFMA), Joyce Santos Lages, que abordará o tema “Os Campos de Atuação do Enfermeiro em Hospitais Universitários”.

Entre os palestrantes estão também o Secretário-adjunto de Regionalização dos Serviços de Saúde do Maranhão, José Márcio Leite, que discorrerá sobre o “Modelo de Saúde no Estado”, e Carlos Leonardo Figueiredo, representante da Associação Brasileira de Enfermagem no Maranhão (ABEN/MA), que proferirá palestra sobre “O Poder do Cuidado da Enfermagem na Atenção Básica em Saúde: Perspectivas e Desafios”.

Para o presidente do Centro Acadêmico de Enfermagem Ana Néri, Willian Vieira, a II JOENF, “é um evento que proporcionará uma grande interação entre alunos de diversas instituições com profissionais especializados na área de saúde”. Para a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Cecilma Teixeira, se trata de uma “oportunidade de integração dos conhecimentos nos diversos segmentos da área”.

Nos quatro dias do evento acontecerão diversos mini-cursos, realizados no Campus da UFMA, onde também haverá apresentação de trabalhos e mesas-redondas. As palestras serão realizadas no Palace Eventos, ao lado do Juçara Clube.

Para a assessora de Interiorização da UFMA, Profª Drª. Cenidalva Miranda Teixeira, a Jornada de Enfermagem no Campus de Imperatriz fortalece o aprendizado dos alunos do curso, além de ser uma oportunidade de discutir com a comunidade as habilitações do enfermeiro em um hospital. “É um grande evento para o Estado, o que representa um avanço para a Universidade como um todo”, comenta.

Podem participar do evento: profissionais e estudantes, universitários ou técnicos, da área de saúde. Os participantes terão direito a certificado com carga horária de 40 horas e a expectativa é de que cerca de 400 pessoas participem do evento. Mais informações no Centro Acadêmico de Enfermagem ou pelo telefone: (99) 8142-2207.

Edição: Roseane Pinheiro

Lugar: Campus do Bacanga/Imperatriz
Fonte: André Wallyson
Notícia alterada em: 22/05/2010 11h12

____________________________

http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=8304

Anúncios