Do site da UFMA.

O projeto será implantado em 2011, em parceria com a UERJ e o CRC

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e o Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão (CRC-MA), planejam a implantação do Mestrado Interinstitucional (Minter), que visa formar profissionais da área contábil capacitando-os em sua formação e futuro educacional.

A implantação foi discutida durante reunião, com o Reitor Natalino Salgado, a chefe do Departamento de Ciências Contábeis e Administração, Telma Chaves; o professor do curso de Ciências Contábeis, Manoel Rubim; a diretora do Departamento de Pesquisa e Pós-Graduação (PPPG), Teresa Santos; o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão (CRC-MA), Heraldo Campelo e o Conselheiro e Coordenador do Mestrado do CRC-MA Paulo Roberto.

A previsão para o início do mestrado é março de 2011, e segundo o presidente do CRC-MA este é um sonho que o conselho almejava por muitos anos e agora chegou à oportunidade de fechar a parceria. “Desde janeiro estamos trabalhando para a concretização deste Minter. A parceria visa além do mestrado dos cursos de especialização junto com a UFMA, a formação contínua da Educação”, concluiu.

Saiba mais sobre os Projetos:
Os Projetos de Doutorado Interinstitucional – Dinter e de Mestrado Interinstitucional – Minter visam permitir a formação de um grupo ou turma especial de alunos de doutorado ou de mestrado, por curso de pós-graduação reconhecido pelo MEC e já consolidado, sob condições diferentes daquelas previstas na proposta avaliada pela CAPES e que fundamentou o parecer de reconhecimento do curso pelo CNE. Essas condições especiais referem-se ao fato de parte das atividades de ensino e pesquisa do curso serem desenvolvidas no campus de outra instituição que não aquela a que ele se vincula. Esse tipo de iniciativa permite a utilização da competência de programas de pós-graduação já consolidados para, com base em formas bem estruturadas de parceria ou cooperação interinstitucional, viabilizar a formação de doutores ou de mestres fora dos grandes centros educacionais.

A implantação de Projeto de Dinter ou de Minter exige a prévia aprovação pela CAPES da proposta a ele correspondente, uma vez que se constitui na oferta de curso de mestrado ou de doutorado sob condições diferentes das previstas na proposta inicial aprovada pela CAPES e que fundamentou o ato de reconhecimento oficial, pelo MEC/CNE (Resolução CES/CNE 01/2001), do curso a ser oferecido.

A aprovação do Projeto Dinter ou Minter pela CAPES expressa o reconhecimento de que as atividades a ele referentes atendem aos requisitos de qualidade do curso legalmente oferecido na sede do programa e se integram àquelas a ele correspondentes.

Lugar: ASCOM/UFMA
Fonte: Sansão Hortegal
Notícia alterada em: 09/04/2010 13h48

____________________________

http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=7949

Anúncios