Do site da UFMA.

Durante três dias, o evento foi prestigiado por estudantes, profissionais e autoridades

O Departamento de Direito da Universidade Federal do Maranhão, por meio do Núcleo de Estudos em Direito Constitucional, realizou nos dias 17, 18 e 19 de março, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, o 3º Congresso Brasileiro de Direito Constitucional.

O reitor Natalino Salgado prestigiou o 3º Congresso Brasileiro de Direito Constitucional e destacou a importância do evento para a UFMA e para a sociedade maranhense. “O curso de Direito tem reconstruído sua história, a partir das mudanças promovidas pela atual gestão, demonstrada pela realização de grandes projetos que permitiram a afirmação dos ideais de justiça e solidariedade”, afirmou o Reitor.

Durante os três dias, o evento contou com a presença de um público de mais de mil pessoas, entre estudantes, profissionais da área e autoridades do Estado do Maranhão, podendo-se destacar a presença do prefeito de São Luís, João Castelo, e a do ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça, Edson Vidigal, que foi homenageado com o lançamento da obra coletiva “O Direito no século XXI: estudos em homenagem ao ministro Edson Vidigal”.

Esteve presente, ainda, o deputado federal Roberto Rocha, que abrilhantou o Congresso através da conferência “Inovações na legislação ambiental”, na qual analisou, sobretudo, a Reforma Tributária Ambiental, que é conteúdo de dois projetos de emenda constitucional que tramitam no Congresso Nacional.

O tema do evento, Tendências do Direito Constitucional no século XXI: Globalização e Meio Ambiente, suscitou diversas discussões comandadas por grandes nomes do meio jurídico brasileiro, a exemplo dos professores Luiz Alberto David Araujo e Vidal Serrano, ambos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que proferiram as conferências “O futuro da privacidade” e “Direito à saúde e seus limites contingentes”, respectivamente.

Também compareceram ao evento os estudiosos do Direito Alberto Tavares, Alexandre Reis, Alonso Reis, Antônio José de Mattos, Cláudia Gonçalves, Cláudio Guimarães, Edith Ramos, Ivo Dantas, Lourival Serejo, Luiz Roberto Salles, Marcos Wachowicz, Maria de Fátima Travassos, Mário Macieira, Pastora Leal, Paulo Ramos, Paulo Velten, Roberto Veloso, Vidal Serrano, William Santos Ferreira, Zeno Veloso, dentre outros.

Por fim, outro grande acontecimento do Congresso foi o lançamento da obra “Direitos Sociais no Brasil: o trabalho como valor constitucional” de autoria do desembargador do trabalho James Magno de Araújo Farias.

Lugar: UFMA/ASCOM
Fonte: Israel De Napoli/ASCOM/UFMA
Notícia alterada em: 30/03/2010 14h20

____________________________

http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=7884

Anúncios